520 741 8

Novidades

Mães Cuidadoras by Cris Couto

Calendário Solidário


Um grupo de mães, cuidadoras informais, nomeadamente com filhos deficientes e/ou com doença crónica grave e complexa, junto à Cris Coutinho fotógrafa e amigos colaboradores com suas marcas de vestuário elaboraram no Palácio Estoril Hotel um Calendário Solidário que foi lançado no mês de Dezembro.
Estas mães, deixaram de ser mulheres, deixaram de ter vida profissional, deixaram de ser reconhecidas pelo estado, ao dedicarem-se aos seus filhos, não tendo direito sequer a uma situação contributiva do tempo de cuidadoras.
Numa altura em que a “ordem do dia” é a luta pela criação de um estatuto do cuidador, em que todas as estações televisivas e meios de comunicação social, reconhecem ser um tema socialmente importante, urgente e de negligência grave por parte do Estado, foi intuito da mãe Helena Lagartinho (em conhecimento e residente no conselho de Sintra), fazer com que esta acção, nomeadamente:
– pude-se servir de exemplo a outras famílias, para a sensibilização do problema;
– sensibilizar a opinião pública sobre a urgência de um estatuto do cuidador,
– sensibilizar a opinião publica, de que amanhã, este problema pode ser também seu, e por fim,
– as receitas da venda desta acção, poderem reverter na integra, para as terapias destes 12 filhos destas grandes mulheres.
Mulheres, que eram médicas, tinham departamentos de responsabilidade em Multinacionais; advogadas; contabilistas,  etc, etc ou seja, tinham uma vida profissionalmente e socialmente activa como qualquer mulher.
Mulheres que sempre contribuíram para a sociedade e que por um amor maior, largaram TUDO.
Hoje são anônimas e esperam através desta acção serem reconhecidas e assim saírem das sombras do esquecimento para terem um amparo do Governo, reconhecimento e Paz no Coração.
Conheça mais sobre o projecto no facebook